Coronel Xavier é homenageado com titulo de cidadão Itaberabense


A Câmara Municipal de Vereadores de Itaberaba, homenageou nesta ultima terça-feira (26/03), o Coronel, Manoel Xavier de Souza Filho, “Coronel Xavier”, como é conhecido por todos. Ele atuou no município na década de noventa comando o 11º Batalhão da PM/BA de Itaberaba. A homenagem é um reconhecimento pelo trabalho realizado na cidade. A indicação do titulo foi do Vereador Luciano Sampaio de Oliveira, “Luciano de Santa Quiteria”.

Primeira Dama Suzana (esquerda), Vice-prefeita Maria José

O Coronel chegou em Itaberaba, na década de 90, para ser mais preciso em 1992, imbuído da missão de coordenar os trabalhos da equipe de Precursora de Segurança do Governador, à época, Antônio Carlos Magalhães.

De acordo com relatos do Coronel, ele foi ciceroneado por ninguém menos que o então prefeito Bodinho, homem público que lhe despertou profunda admiração e respeito pelo notório compromisso e amor que transmitia pelo seu povo. Tal admiração e respeito foram responsáveis pela construção de uma grande amizade, como também favoreceram o despertar do carinho que oficial nutre pela cidade.

Presidente da Câmara Bodinho Neto

Em conversa com nossa reportagem o Coronel destacou o seu aprendizado com sua atuação em Itaberaba. “Durante quatro anos, atuei como Assistente Militar do então vice-governador Otto Alencar, Chapadeiro de primeira linha, me oportunizou através de vivência muito próxima, conhecer de modo profundo as questões sociais, políticas e econômicas de Itaberaba, fato que me credenciou proporcionar durante dois anos, como Comandante do Batalhão, contribuir significativamente para melhoria das condições sociais, sobretudo relacionadas à segurança pública deste município”, destacou Xavier.

Ele ainda destacou o trabalho realizado em parceria com os demais policias. “Foram muitos os desafios, no entanto, com as parcerias dos policiais militares integrantes da Unidade, assim como também outros parceiros e Instituições, adquirimos a admiração do povo itaberabense. Atingimos níveis significativos de aprovação, através de um trabalho profícuo, constituído por ações de natureza, especialmente preventivas, das quais evidenciamos as mais relevantes: Ampliação da confiança da população itaberabense pela Polícia Militar, principalmente a mais carente; realizamos palestras na rede de ensino pública, particular e associações comunitárias de bairros; implementamos ações de inclusão social; realização do natal comunitário nas instalações do Batalhão para crianças menos favorecidas; e, a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, PROERD, formando mais de 1200 (mil e duzentos) alunos, em seis meses. O fruto desse trabalho culminou na redução do número de crimes letais e intencionais alcançamos a marca de mais de 30 (trinta) dias sem ocorrência de homicídios nos 13 (treze) municípios do território, sobre o nosso comando”, relatou ele.

“Durante os dois anos, que comandamos o Batalhão, conseguimos uma aproximação com a população, e diversos órgãos, Ministério Publico, Policia Civil, Câmara de Vereadores, Prefeitura, as Escolas. Durante esse período foram inumaras operações, mais de 700 motos aprendidas frutos de furto, através da operação ataque, pelotão de motociclista, águia da Chapada. Foram dois anos de trabalho intenso, mas graças Deus, obtivemos ótimos resultados” finalizou-o. Leia mais…

Coronel Xavier 1
Coronel Xavier 2
Coronel Xavier 3
Coronel Xavier 4
Coronel Xavier 5
Coronel Xavier 6
Coronel Xavier 7
Coronel Xavier
Coronel Xavier3