Desfile Cívico mobilizou comunidade macedense


Uma aula pública de civismo, história e cultura pelas principais ruas da cidade. Assim foi o desfile da Independência em Dom Macedo Costa, realizado na manhã do último domingo (23). Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, este é o segundo ano consecutivo em que a gestão municipal trouxe para a praça o tradicional evento, mobilizando todas as escolas da rede municipal de ensino e com participação do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo.

Com temas como “brincadeiras de criança”, “cultura e memória”, “identidade rural”, e “história e identidade”, os estudantes macedenses da sede, do campo, desde a Educação Infantil até o ultimo ano do Ensino Médio, apresentaram em suas alas os diversos projetos executados na Educação de Dom Macedo Costa. Também foi lembrado o excelente índice alcançado pela rede municipal no último IDEB, que classificou Dom Macedo Costa com a melhor nota entre os municípios do Recôncavo.

Uma das alas apresentadas pelo Colégio Eraldo Tinoco Melo homenageou a história de vida do prefeito Guito, mostrando sua trajetória de filho de agricultores ao mais alto cargo do executivo municipal.

O desfile também contou com a participação de membros da gestão municipal, com o prefeito Egnaldo Piton, o vice Senhorzinho, o presidente da Câmara, Geraldo Jorge, a secretária de Educação, Élida Piton e demais secretários presentes, com a ala de lançamento do projeto “Prefeitura na minha comunidade”.

Tratando sobre a defesa do SUAS, com a equipe do CRAS, com os grupos de Convivência, bem como com a equipe do Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social apresentou os trabalhos desenvolvidos, com destaque para as novas modalidades implantadas. A novidade foi a primeira apresentação pública da nova formação da FANDOMAC, fanfarra municipal resgatada pela atual gestão.

Animada pela FAMCRUZ, a comunidade macedense se fez presente no desfile, acompanhando nas portas de suas casas, pelas ruas onde se fez o percurso, assim como na praça, onde vibrou e se emocionou com o projeto mais uma vez executado pela Educação do município. (Ascom)