Entidades de fomento à pesquisa entregam abaixo assinado em defesa do CNPq


Na tarde desta quarta-feira (28/08), entidades de fomento à pesquisa (SBPC, Andifes, Conif, ABCiências, entre outras), entidades estudantis (UNE e ANPG), e deputados de diversos partidos fizeram a entrega de um abaixo assinado ao presidente da Câmara com quase 1 milhão de assinaturas em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que está estrangulado neste governo e corre o risco de ser extinto por falta de recursos.

Ao final da audiência, Rodrigo Maia reproduziu comunicado do governo de que garantiria um PLN destinando os 330 milhões de reais necessários para a finalização do ano, para a garantia do pagamento das bolsas ativas. Quanto ao orçamento de 2020, trataria-se adiante.

“Considero uma grande vitória, construída a muitas mãos e que afirma a força da luta e a virtude da unidade. Foi um compromisso verbalizado pelo governo ao deputado Rodrigo Maia e nós vamos aguardar em alerta, o cumprimento da palavra empenhada”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) que participou da entrega do abaixo assinado.  (Ascom)