EQUIPE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MARCA PRESENÇA NO SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS


A Sub Secretária da Assistência Social. de São Felipe, Marize Nunes, juntamente com a coordenadora do CRAS, Nilma Caldas, Supervisora do Programa Criança Feliz, Aliane da Fé e assessora de Assistência Social, Elizabete Reis, participaram do Seminário Diálogos sobre a Primeira Infância no SUAS, promovido pela Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS.

O seminário foi voltado aos profissionais da assistência social dos 417 municípios da Bahia, com o objetivo de promover o diálogo sobre o papel da família, o fortalecimento dos vínculos, além do cuidado e a promoção do desenvolvimento infantil. O evento aconteceu em Salvador nos dias 10 e 11 de abril e o município de São Felipe, representada pela equipe da Secretaria de Assistência Social, marcaram presença no evento. O Programa Primeira Infância no SUAS materializa a participação da política de Assistência Social no Programa Criança Feliz, de natureza intersetorial, potencializando as atenções já desenvolvidas pela política de Assistência Social às gestantes, crianças na primeira infância e suas família, trazendo novos elementos para fortalecer o enfrentamento da pobreza além da questão da renda e reduzir desigualdades. Durante o evento, as representantes da secretaria de assistência social, participaram de salas temáticas onde foram abordados e debatidos temas ligados a Primeira Infância, além de tratar de assuntos como as redes primárias e perspectivas de trabalho com crianças no território, políticas públicas e desenvolvimento, adquirindo mais conhecimento para fortalecer ainda mais as ações do programa em São Felipe.

Implantado em São Felipe desde novembro de 2017 e representado por uma equipe de profissionais capacitados (visitadores), o Programa Primeira Infância vem acompanhando o desenvolvimento infantil integral na primeira infância de crianças e suas famílias distribuídas na área rural e urbana do município, com visitas periódicas, levando informação e dando apoio a essas famílias com o intuído de estimular o desenvolvimento infantil. (Ascom PMSF)