As 5 MAIS do DIA



Enquete


Notícias

Recôncavo

A noite da última sexta-feira (15) foi de apreensão e medo para os moradores de Sapeaçu, depois que uma criança de 2 anos de idade foi assaltada na porta de casa enquanto brincava com o celular da própria mãe. O crime, segundo foi repassado ao Forte na Notícia, aconteceu no centro da cidade, no Parque Laranjeiras, por volta das 20h. O garoto estava distraído quando os ladrões se aproximaram em uma Pop 100 branca e anunciaram o assalto. Durante a ação, o carona desceu da motocicleta e apontou a arma em direção a cabeça da criança, antes de arrebatar o aparelho das mãos do garoto. Em seguida, fugiram do local em alta velocidade. Desesperada, a mãe da criança assistiu a tudo sem poder fazer nada. A Polícia Militar foi acionada, mas nenhum suspeito foi preso até agora. (Forte  na Noticia)

Unindo laços, quebrando preconceitos, mantendo a fé, ensinando a ter respeito. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Dom Macedo Costa realizou, na noite de ontem (05), o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial. O evento foi um marco para o município, quando foi assinado pelo prefeito Egnaldo Piton o termo de adesão de Dom Macedo Costa ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial. “A partir dessa assinatura, Dom Macedo Costa passa a ser um dos municípios prioritários para as políticas públicas de reparação racial no estado da Bahia, a exemplo de ações junto ao segmento da juventude, às iniciativas no campo da cultura, às políticas de saúde e educação destinadas ao povo negro”, destacou a secretária estadual Fábya Reis, presente no evento.

O documento teve como testemunhas o vice-prefeito Edmundo Xavier, o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jorge, além do deputado Bira Corôa.

A abertura ficou por conta do animado samba de roda do grupo Idosos em Movimento. O fórum contou ainda com a explanação da Esp. Antônia Ferreira, a respeito das implicações geradas pela anemia falciforme na saúde de macedenses portadores dessa doença que afeta principalmente as populações afrodescendentes. Houve, ainda, a apresentação da peça “Sou negra sim”, do grupo de teatro “Os gigantes”, a animação do grupo “Dance Mais”, e todo o ritmo negro encerrando a noite com a apresentação de teatro musical do grupo de percussão da EJA, da Escola Edite Barros.

“É dessa forma que mantemos a nossa identidade sociocultural viva. É assim que a gente constrói uma cidade melhor, abrindo oportunidades para os que durante muito tempo foram excluídos”, pontuou o deputado Bira Corôa. O evento teve a realização da Secretaria de Assistência Social e demais secretarias municipais. (ASCOM)

0 Recôncavo 01 de Dezembro de 2017 - 17:05 JC REPORTER Dom Macedo Costa: Convite para I Fórum de promoção da igualdade Racial

 

 

Aconteceu em Santo Antônio de Jesus nos últimos dias 24, 25 e 26 a VIII Semana Acadêmica da Facemp, evento que mobiliza todos os cursos na realização de minicursos, palestras, mesas de discussão, seminários e apresentações. O tema deste ano foi Inova Recôncavo, trazendo uma proposta de inovação e renovação em todos os seguimentos.

 No primeiro dia o curso de Serviço Social contou com a presença dos professores Uberdan Cardoso e Gizeli Braga numa mesa redonda sobre reforma da previdência. No segundo dia as turmas de 4º e 6º semestre do curso realizaram uma programação voltada para a cultura do Recôncavo, a partir da perspectiva inovadora de “abrir os portões” da universidade para o povo e suas expressões populares. Neste dia iniciaram-se as atividades com apresentações culturais com a presença de um grupo de capoeira de Santo Antônio, do grupo musical e artes cênicas Pretas de Quebrada de Cruz das Almas, recitais, além de um musical voz e violão com o cantor Rone Lima, no segundo momento iniciou-se uma roda de conversa com a presença dos seguintes convidados: Naiara Sales representando as Pretas de Quebradas e falando sobre suas vivencia com a música e as artes cênicas; o poeta e escritor Odemar Lúcio falando sobre sua carreira e as expressões artístico-culturais de Elísio Medrado; a poetisa Mara Mukami, membro do grupo Reaja ou Será Morto, ou Será Morta, que trouxe em sua fala a importância da resistência negra; e do musico e escritor Carlos Copioba de São Filipe que contribuiu com suas experiências culturais e apresentou seu primeiro livro. No evento estiveram presentes Tainara Souza, Ana Carla Damasceno e outros professores da instituição.

 No último dia foram realizados dois concorridos minicursos com a temática Metodologia Cientifica ministrado pela professora Nubia e a Política de Assistência Social no Contexto Neoliberal tendo Arlete Lobo como facilitadora.

Dois milhões de reais para levar água tratada para as comunidades rurais. Um momento ímpar para a história de Dom Macedo Costa, que se torna realidade através do empreendimento conquistado pela atual gestão municipal, junto ao governo da Bahia. Munícipes da zona rural, que até então carregam água até em lombo de animais, poderão abrir as torneiras e ter água tratada em suas casas. Conforme os representantes da EMBASA, os procedimentos para se começar os trabalhos já estão bem adiantados e as obras estão previstas para se iniciar entre os meses de outubro e novembro.

O prefeito Orlandinho esteve reunido na tarde desta segunda-feira (04), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com os presidentes e representantes das associações de moradores das comunidades da Umbaubeira, Engenho da Lagoa, Tereza Ribeiro, Alto da Embira, Boca da Mata, Pumba 2 e Lagoa Grande, e o gerente do escritório regional da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) de Cruz das Almas, Antônio Olavo Vilasboas, para tratar da ampliação da rede de abastecimento de água nas referidas comunidade.

0 Recôncavo 04 de Setembro de 2017 - 09:43 JC REPORTER D. M. Costa: Estagiários do recadastramento municipal recebem certificados

Quando a oportunidade é dada, o desenvolvimento pessoal e profissional acontece. É isso o que pode afirmar os jovens que concluíram no último mês as atividades do cadastramento imobiliário de Dom Macedo Costa, e na última sexta-feira (01), receberam das mãos do prefeito Egnaldo Pion e do vice-prefeito Senhorzinho os certificados pela participação com êxito nos trabalhos desenvolvidos. Eles fizeram parte do grupo de estagiários que desempenharam as atividades orientadas pelo setor de Tributos, e agora carregam na bagagem as muitas experiências vividas neste período. Para o jovem Frank Soares, o estágio foi uma maneira dele se sentir mais preparado para o seu futuro profissional. “Quando começou eu era um pouco tímido, não conseguia chegar até as pessoas, me comunicar e interagir com o próximo. Hoje me sinto mais seguro a trabalhar em atendimento, por exemplo. Em qualquer lugar que a gente chega, temos que saber lidar com as pessoas e isso foi um aprendizado”.

O apoio aos movimentos que promovem a cultura local é uma das marcas da atual administração de Dom Macedo Costa. Nesse sentido, o prefeito Egnaldo Piton e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, capitaneada por Ieda Iara Nogueira e Maria José Santos, apresentaram na noite de ontem (21) suas propostas para a reestruturação do grupo de teatro e dança do município. Marcaram presença no encontro adolescentes e jovens macedenses que, acompanhados de alguns pais, se mostraram animados em reativar esse importante projeto que terá o apoio da Prefeitura de Dom Macedo Costa.

Duas carretas e um veículo de passeio se envolveram em um acidente  no início da manhã desta terça-feira (22) na BR-101 próximo a Comunidade da Escadinha no município de Conceição do Almeida. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) ninguém ficou ferido. Uma faixa da via chegou a ficar bloqueada, e os veículos permanecem na faixa lateral da via. Ainda de acordo a PRF, no momento do acidente chovia no local.  (Voz  da Bahia)


Whatsapp