As 5 MAIS do DIA



Enquete


Notícias

IGREJA CATÓLICA

0 IGREJA CATÓLICA 10 de Dezembro de 2017 - 12:00 JC REPORTER Ao Vivo: Ordenação Sacerdotal de José Nilson em São Miguel das Matas...

 

Formação - Iniciação à Vida Cristã - com Padre Marco Antonio, Paroquia São Filipe e São Tiago - Diocese de Amrgosa/BA

0 IGREJA CATÓLICA 02 de Novembro de 2017 - 12:13 JC REPORTER Por que a Igreja comemora o dia dos fieis defuntos?

Na homilia da celebração de hoje, (02/11), o Padre Valter, ressaltou que a vida é um dom de Deus, por isso é para todos. “Toda a humanidade é merecedora da salvação, porém precisamos buscar a nossa  salvação. Jesus é o enviado do Pai para nos salvar, quem crê e coloca em prática os ensinamentos do senhor, viverá eternamente”, destacou ele em sua homilia.

Vejam esse artigo dos Padres: Thiago Wesley / Pe. Jorge Augusto. Sobre o dia de finados. 

A Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos é celebrada anualmente pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana e, está vinculada à Solenidade de Todos os Santos.  Essas duas datas significativas correspondem à fé professada pela Igreja.

Na Solenidade de todos os Santos celebramos o mistério da Comunhão e participação plena dos fiéis na vida divina. Conforme a visão de São João no Apocalipse: “Depois disso, eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas e com palmas nas mãos. E, em alta voz, proclamavam: ‘A Salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro! ’” (Ap 7,9ss). Sendo assim, celebramos a comunhão dos Santos, dos que já participam da felicidade eterna. Já o dia de Finados é marcado por reunir inúmeros sentimentos em torno de uma mesma verdade. É o dia no qual celebramos e comemoramos aqueles que nos precederam no caminho para a eternidade.

0 IGREJA CATÓLICA 30 de Outubro de 2017 - 14:04 JC REPORTER DIOCESE DE AMARGOSA CELEBRA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

A Diocese de Amargosa celebrou na cidade de São Miguel das Matas neste fim de semana, sexta, sábado e domingo (27, 28 e 29 de outubro de 2017) o DNJ – Dia Nacional da Juventude, que esse ano adotou a mesma espiritualidade da Jornada Mundial da Juventude seguindo a seguinte programação: na sexta-feira (27) aconteceu a Via Sacra Luminosa, no sábado (28) houve Catequese, Confissão e Reza do Terço nas famílias, concluindo do dia com a Celebração Eucarística.

No domingo (29) os Jovens se encontraram em pequenos grupos para catequese onde se refletiu temas relacionados a vivência e a prática da fé. Em segui todos se concentraram na Praça Paroquial Padre Zeferino Bernardes, os quais acompanharam diversas apresentações e a Celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdemir Ferreira e concelebrada por vários sacerdotes.

Na homília o senhor Bispo chamou a atenção dos jovens para a atual situação que estamos vivendo e os convidou para que assumissem a fé se colocando serviço da em vista da transformação social. “Jesus nos convoca a agirmos com coerência, de acordo à nossa fé, sejam testemunhas do Evangelho” concluiu.

Em Entrevista o Senhor Bispo, Dom Valdemir Ferreira Afirma: “Para nós o DNJ é motivo de renovada esperança, de estarmos em comunhão com todas as paróquias, e ao mesmo tempo nessa perspectiva da alegria do anúncio do Evangelho, de uma igreja em saída, uma igreja missionária”.

No final da tarde aconteceu a caminha pelas ruas da cidade animada pelo Banda Raízes.

Padre Nilvandro Oliveira, Articulador do Setor Juventude e responsável pela organização do DNJ foi muito positivo a participação, a animação e organização desse grande encontro diocesano.

Texto: Padre Valter Moura (PASCOM – Diocese de Amargosa)

A comunidade de São Benedito, Bairro Mariano, celebra neste domingo (22/10), a festa de seu padroeiro. As festividades começaram na ultima quinta-feira (19/10), com a celebração do tríduo. De acordo com informações do Pároco da comunidade, Padre Valter, a procissão sairá às 18hs e percorrerá as principais ruas comunidade, e a missa festiva será celebrada às 19hs na Igreja de São Benedito.

Padre Valter ainda citou a importância de São Benedito, para nossa vida de fé. “Quero lembrar a todos que será mais um momento importante, de muita espiritualidade vivenciada pela nossa comunidade, e em especial neste mês de missão. Devemos tomar como exemplo a vida de Fé de São Benedito, um homem que não possuía nenhum bem material, mas de um coração do tamanho do mundo. Ele estava sempre disponível a ajudar aquele que estava em estado de vulnerabilidade, colocando assim sempre a serviço de Deus”, comentou-o.

0 IGREJA CATÓLICA 18 de Outubro de 2017 - 19:35 JC REPORTER ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO CLERO DA DIOCESE DE AMARGOSA

Está acontecendo, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2017, a Semana de Formação do Clero da Diocese de Amargosa.
Os padres, juntamente com o Bispo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos e os seminaristas que já se encontram nos últimos anos de Teologia estudaram as questões ligadas ao direito matrimonial e seus processos a partir do Código do Direito Canônico e as questões da área Trabalhista.


Os temas foram abordados respectivamente pelos padres: Gerson Pereira de Figueiredo, proveniente da Arquidiocese de Feira de Santana da Bahia, Especialista em Direito Matrimonial Canônico pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Mestre e Doutorando em Direito Canônico pela Universidade Lateranense em Roma, Especialista pela Rota Romana em nulidade de ordenação e nulidade de matrimônio rato e não consumado. Atualmente é Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Interdiocesano de Salvador, Assessor Canônico da Diocese de Feira de Santana e Professor na Faculdade Católica de Feira de Santa.
Edézio de Jesus Ribeiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Nazaré, Mestre em Direito Canônico pela Universidade Santasamus de Madrid. Compõe o Tribunal Interdiocesano de Salvador como Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça.


Padre Nelson Franca, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Jesus, em Santo Antônio de Jesus é Licenciado no Direito Matrimonial que acompanha as realidades próprias ao sacramento do matrimônio, respondendo pela Câmera Eclesiástica da Diocese de Amargosa
A formação foi uma grande oportunidade de relembrar a Doutrina do Sacramento do Matrimônio, o Projeto e o desígnio de Deus para esta instituição de direito divino, de apresentar elementos que auxiliem no acompanhamento ou encaminhamento de processos jurídicos canônicos, sobretudo, relacionados com o matrimônio no âmbito de eventual declaração de nulidade e, retomar a importância da Câmara Eclesiástica da Diocese e a composição de seus processos matrimoniais. (Pascom)

0 Brasil 14 de Outubro de 2017 - 08:43 JC REPORTER “A Globo é um demônio dentro das nossas casas”, denuncia bispo

O padre Sércio Catafesta foi condenado a 10 anos e dois meses de prisão em regime fechado por furto qualificado do dinheiro de uma igreja. Além dele, outras três pessoas, que vão poder recorrer em liberdade, foram condenadas. O caso ocorreu na Mitra Diocesasa em Guarapuava, na região central do Paraná.   A pena dos outros condenados varia de dois anos e quatro meses a três anos e quatro meses de regime aberto. Entretanto, a juíza substituiu por prestação de serviço à comunidade.  Na sentença, publicada na última quarta-feira (11), a juíza Paola Gonçalves estipulou pagamento de multas que totalizam R$ 66.200,00.  O Ministério Público do Paraná (MP-PR), responsável pelas investigações na Operação Sacrilégio, afirma que o grupo se apropriou de recursos do setor de obras da Mitra Diocesana, apresentando notas frias e superfaturadas na prestação de contas. Era o padre responsável pelas finanças da igreja. Ele teria contratado três pessoas pagando valores superfaturados pelos serviços de reforma na casa de formação de líderes em Guarapuava. (Metro1)

0 IGREJA CATÓLICA 12 de Outubro de 2017 - 10:43 JC REPORTER Papa manda mensagem em português para devotos de Nossa Senhora Aparecida

Durante audiência realizada nesta quarta-feira (11), na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco falou em português para mandar uma mensagem aos brasileiros devotos de Nossa Senhora Aparecida. Nesta quinta-feira (12), data festiva dedicada à santa, se completam 300 anos do encontro de sua imagem. 'Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã", disse. O Papa chegou a ser interrompido pelas pessoas presentes, que cantaram em português um hino em homenagem a Nossa Senhora. Após isso, ele seguiu com o discurso. "A história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora, e que foram em seguida unidos, nos lembra que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça”, afirmou. O Santuário Nacional, em Aparecida, São Paulo, recebeu do sacerdote,na última segunda-feira (9), uma rosa de ouro como presente pelos 300 anos da santa. Confira vídeo: (Metro1)

Foi realizado na noite deste último domingo (08/10), na Comunidade da Urbis, a festa de São Francisco de Assis. As comemorações tiveram início na última quinta-feira (05/10), com o tríduo e o encerramento aconteceu ontem à tarde com uma procissão que percorreu as principais ruas da Comunidade, e finalizou-se com a Santa Missa, presidida pelo Padre Valter Moura.  

Padre Valter, citou durante a celebração o exemplo de São Francisco, Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. “Se observarmos o exemplo de São Francisco fica claro, que o poder de escolha está em nossas mãos, quem quiser alcançar a salvação e santidade siga o exemplo de mudança dele”, destacou o Padre.

0 IGREJA CATÓLICA 08 de Outubro de 2017 - 22:13 JC REPORTER Bento XVI diz que Igreja Católica tirou prioridade de Deus na liturgia

O ex-pontífice Bento XVI continua escrevendo sobre questões teológicas e refletindo sobre a Igreja. Em um prefácio à tradução de seu livro Teologia da Liturgia para o russo, o antigo papa disse que um mal-entendido sobre a natureza da liturgia fez com que o homem colocasse “sua própria atividade e criatividade” no centro do culto. “Nada precede a adoração divina”, lembrou ele.

A forania de São Pedro, através das paróquias São Filipe e São Tiago, Nossa Senhora da Conceição de Conceição do Almeida, e São Roque de Dom Macedo Costa, saíram em caminhada na manhã deste domingo (01|10), em direção a comunidade de São Francisco de Assis da Mombaça, onde se reuniram para finalizarem o mês da bíblia.

A missa foi presidida pelo Padre Lourival Hélio, e concelebrada pelos padres Valter Moura e Gilton Abreu. De acordo com informações de Padre Valter, esse momento de interação entre as paroquias da forania de São Pedro é muito interessante e oportuno. “Essa experiência com esse primeiro encontro de paroquias, nos abrem novos horizontes, para buscarmos fazer outros movimentos, visando outras vertentes. Outro ponto que me tocou muito, foi a consciência de fé dos participantes, mesmo diante de uma caminhada longa, em nenhum momento o grupo ficou dispersos ao proposito. Sétimos nessas pessoas um senso de responsabilidade muito grande, se mostraram compromissados com as coisas de Deus. Devemos render graças a Deus, por mais esse momento vivenciado por nossas comunidades”, comentou Padre Valter durante a Homilia.

Durante seu comentário na celebração, ele ainda chamou atenção dos Católicos, que não participaram da caminhada. “Sabemos que todos têm inúmeros compromissos, mas temos que ter consciência de que o nosso maior, e primeiro compromisso é com Cristo. Não podemos viver uma vida de Fé, de faz de conta, sermos católico de ocasião. Muitas vezes aqui na Igreja apresentamos um comportamento, e fora somos totalmente estranhos, fechados. Não podemos ser católicos pela metade, temos que ser católico por inteiro”, concluiu ele.

0 IGREJA CATÓLICA 28 de Setembro de 2017 - 07:53 JC REPORTER São Felipe BA: CONVITE da Comunidade do Riachão do Lázaro

A comunidade Riachão do Lázaro, convida a todos, para participar neste domingo dia 01/10/2017 ás 15:00hs na igreja Nossa senhora Aparecida, da celebração em louvor a Santa Terezinha, após a celebração as 16:00hs haverá show ao vivo com o Cantor ZÉ ZINHO DA VIOLA. “Venha participar conosco. Iremos promover algumas ações, em prol da festa de Nossa senhora aparecida, que acontecerá no dia 12/10/2017. Estaremos vendendo lanches, vai muito bom, contamos com sua presença e participação”, Destacou Vagner Santos representante da Comunidade.

0 IGREJA CATÓLICA 09 de Setembro de 2017 - 16:53 JC REPORTER Ser cristão não é só ser apegado à doutrina', diz Papa

Após um atraso de quase uma hora, provocado pelo mau tempo na chegada a Medellín, o papa Francisco celebrou uma missa para centenas de milhares de fiéis no aeroporto Enrique Olaya Herrera neste sábado (9). Durante a sua homilia, o Pontífice convidou os fiéis e a Igreja a renovar-se e a não ficar apenas apegado à doutrina.  "Jesus nos ensina que a relação com Deus não pode ser um frio apego às normas e às leis, muito menos uma obrigação de cumprir certos atos exteriores que não levam a uma mudança real de vida.  Ser discípulo não é algo estático, mas um contínuo movimento até Cristo; não é simplesmente apegar-se à doutrina, mas uma experiência de presença amigável, viva e operante no Senhor", disse aos fiéis.  

0 IGREJA CATÓLICA 06 de Setembro de 2017 - 22:35 JC REPORTER Varzedo BA: Convite da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

0 IGREJA CATÓLICA 06 de Setembro de 2017 - 14:21 JC REPORTER São Felipe BA: Padre faz uma reflexão sobre o mês da Bíblia. Acompanhe aqui

0 IGREJA CATÓLICA 04 de Setembro de 2017 - 09:39 JC REPORTER 20ª viagem do Papa Francisco será nesta semana motivada pelas Farc

O papa Francisco viajará à Colômbia para encorajar o processo de paz incipiente que encerrou meio século de guerra entre uma sucessão de governos e o grupo guerrilheiro Farc, mas que deixou o país profundamente dividido. Francisco, em sua 20ª viagem internacional como pontífice e ​a quinta à sua nativa América Latina, passará cinco dias no país.  Ele visitará a capital Bogotá e as cidades de Villavicencio, Medellín e Cartagena. O papa argentino adiou aceitar um convite do governo e da Igreja de visitar a Colômbia, onde cerca de 80% da população é católica, até que um processo de paz viável estivesse em andamento. "Ele queria ir há muito tempo. Agora, o momento chegou", disse o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.  As Farc, de longe o maior grupo rebelde da Colômbia, apresentou seu novo partido político na semana passada, em um grande passo de sua transição para uma organização civil após mais de 50 anos de guerra que matou 220 mil pessoas. Sob seu acordo de paz com o governo, em 2016, a maioria dos combatentes das Farc receberam anistia e tiveram permissão para participar da política. Se os rebeldes irão obter apoio dos colombianos ainda está em aberto.

0 IGREJA CATÓLICA 08 de Agosto de 2017 - 09:01 JC REPORTER Fotos da primeira missa presidida pelo padre Damião em sua cidade natal

Padre, Damião Borges, foi ordenado na manhã deste último domingo (06/08), na diocese de Ilhéus. O mais novo padre, filho do município de São Felipe, celebra hoje, as 19hs, na Igreja Matriz da Paroquia São Filipe e São Tiago, sua primeira missa como Padre.

Para o padre Valter, esse é um momento de muita alegria e benção para comunidade. “Em tempos difíceis, como estamos vivendo, ver jovem como Damião abri mão de tudo e se colocar à disposição do Senhor, está a serviço de Deus, é algo maravilho para nós. Peço a todos que continue oração por nós sacerdotes e em especial pelo despertar das vocações. Já que esse mês de agosto é o mês vocacional”, destacou-o.  

  

“A Santíssima Trindade toda honra, glória, louvor e adoração. 
Obrigado N. Senhora da Conceição por vossa intercessão, és Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote, Nosso Senhor, Jesus Cristo. Mais um sacerdote para sempre segundo a Ordem do Rei Melquisedeque. Pe. Damião Borges, Parabéns! ”, declarou Padre Adilton Lopes

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


Whatsapp