Rita Maria – Historiadora e Restauradora, fala sobre o processo de restauração da pintura original da Igreja Matriz São Filipe e São Tiago


A Historiadora e Restauradora, Rita Maria, falou ao site JC Repórter e a Radio São Felipe FM, sobre o processo de restauração da pintura da Igreja Matriz da paroquia São Filipe e São Tiago. Rita Maria, “Ritinha”, com é popularmente conhecida na cidade, é natural de São Felipe, filha do casal Val e Fátima Correia.

Rita detalhou de forma minuciosa, todo o processo a ser feito, e destacou a importância da participação da população neste trabalho. “Precisamos de material que nos leve ao máximo possível ao aspecto original do templo e para isso se faz necessário a utilização do uso de imagens e memórias e neste contexto precisamos da participação da população, que tenha arquivos que retrate desta parte histórica do templo”, destacou ela.

Ela ainda comentou sobre sua identidade com a história, e os fatores que contribuíram para sua entrada no mundo da restauração. “Minha mãe e minhas tias me davam livros e diziam sempre, agentes tem que ler e viajar naquela historia, e a faculdade de historia me fez ver uma outra Rita, passei a ver o ser humano melhor. E a restauração veio através de uma outra Rita Maria, que por coincidência também é filha aqui de São Felipe, ela que me apresentou esse mundo”, comentou Rita.