JC Repórter
CUIDANDO DA BAHIA: Portal Gov Bahia O Portal Oficial do Estado da Bahia. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. www.bahia.ba.gov.br

O covid-19 no âmbito familiar: dificuldades e consequências nas relações sociais

A pandemia do COVID-19 chegou invadindo nossos espaços, mudando nossas rotinas bem como nossas esferas de relacionamentos deixando todos muito vulneráveis, a situação atual vem sendo enfrentada com o isolamento social, sendo esta a medida de prevenção mais eficaz. Porém esse tem sido um grande desafio, pois a convivência em tempo integral é algo novo para muitos.

Desta forma, para maioria da população, devido ao cotidiano corrido, encontrar a família era algo raro, e isso vem trazendo dificuldades e conseqüências para muitas famílias.

Como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, se tratando do isolamento social não seria diferente. Para muitos ficar mais tempo em casa com a família tem sido maravilhoso, o aumento dessa convivência poderá ter um impacto positivo na intimidade de muitos casais, até mesmo na vida sexual e geração de filhos, assim como também na relação com os filhos, acompanhar de perto as atividades escolares e alimentação das crianças também era algo raro para muitos pais.

No entanto com o aumento dessa convivência familiar, consequentemente, as diferenças também se destacam, causando mais conflitos, principalmente entre casais que já estavam com algum conflito no relacionamento, podendo assim chegar até ao divórcio, tudo isso devido ao estresse enfrentado pelo conjunto de problemas que essa pandemia trouxe.

Em consequência da pandemia do COVID-19, surge uma crise econômica incalculável que também tem afetado as relações sociais familiares, com a economia estagnada, queda no comércio, redução de rendas e o desemprego, muitas pessoas estão passando por sérias necessidades financeiras.

Outro ponto que vem se destacando muito nesse momento que estamos vivendo, também por consequência da pandemia, são os problemas psicológicos, isso vem ocorrendo em muitas famílias devido a todas as dificuldades já mencionadas acima, o isolamento social tem sido torturante para muitas pessoas, pois tanto o excesso como a falta de informações  tem causado ansiedade e pânico, as fakenews são as principais vilãs dessa circunstância.

O momento é realmente muito preocupante, mas, o mais importante é procurar se informar o necessário, em fontes seguras, para podermos assim saber nos proteger assim como proteger nossos familiares, principalmente os mais vulneráveis. Salientando que é crucial saber e passar para os nossos, que as pessoas infectadas merecem apoio e compaixão, sendo elas do nosso círculo familiar ou não.

Mais empatia e respeito por favor!!!

Renata Baião
Guarda Civil Municipal de Maragojipe (Graduada em Serviço Social pela UFRB
Especialização em Gestão em Saúde pela UNILAB)


Curta e Compartilhe.


Leia Também