JC Repórter

Papa nomeia Dom Esmeraldo Barreto de Farias como bispo da Diocese de Araçuaí em Minas Gerais

Foto: Reprodução/ Vídeo/ RCI – Rede Católica da Igreja

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a decisão do Papa Francisco em nomear o atual bispo auxiliar de São Luís, Maranhão, dom Esmeraldo Barreto de Farias, como bispo diocesano de Araçuaí, no estado de Minas Gerais.

Natural da comunidade rural do Bonfim, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, Esmeraldo foi ordenado padre em janeiro de 1977 na diocese de Amargosa e sua nomeação episcopal, para ser bispo, aconteceu em março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso, na Bahia, onde permaneceu até 2007.

De 2007 a 2011 foi bispo de Santarém, no estado do Pará. E nesse mesmo foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em novembro de 2011 foi nomeado arcebispo de Porto Velho, no estado de Rondônia. Em 18 de março de 2015 foi nomeado bispo titular de Summula e auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão. No mesmo ano, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2019.

Mesmo com idade avançada, aos 71 anos, Dom Esmeraldo acolheu com alegria a sua nova missão.

“Sei que já estou numa idade avançada. Do ponto de vista humano, poderia dizer a mim mesmo: ‘já passou o momento de aceitar transferências e recomeçar em meio a outras realidades’. Mas, há uma motivação mais profunda que me faz acolher o chamado: “levanta-te e anda”, pois a missão determina a nossa vida, assim como determinou a vida de Abraão, de Moisés, de Maria, de Paulo, demais apóstolos e de tantos outros filhos e filhas amados de Deus também nos dias de hoje. Desse modo, confiando naquele que nos sustenta, coloco-me à disposição da vida missionária para estar a serviço do Evangelho em meio ao povo de Deus na diocese de Araçuaí (MG) que faz parte do vale do Jequitinhonha”.

Dom Esmeraldo será apresentado em sua nova diocese no dia 06 de fevereiro, pela manhã, com a celebração eucarística na catedral de Araçuaí. ( Informações: cnbb.org.br)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também