JC Repórter
CUIDANDO DA BAHIA: Portal Gov Bahia O Portal Oficial do Estado da Bahia. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. www.bahia.ba.gov.br

Representantes do SOS Rio Jaguaripe se reúne com o Promotor Dr. Julimar

Representantes do Movimento SOS Rio Jaguaripe se reuniram na tarde desta ultima terça-feira (21/01), com o Promotor Dr. Julimar Barreto, na cidade de Santo Antônio de Jesus. Participaram da reunião a Sra. Mara e Tania, Renato Rocha, Marco Sitael.

Após as apresentações, Renato Rocha, membro do SOS Rio Jaguaripe,  questionou sobre a situação saneamento básico, que são jogados os esgotos, viveiros e mudas para a recomposição das matas ciliares. Falou sobre o Projeto da AGERSA, que Tânia o adendo para capacitar e formar membros da própria gestão para elaborar planos de saneamento, abordou também as fotos da nascente na serra Jiboia e a invasão latifundiária.

Outro tema também questionado foi relacionado às dificuldades dos municípios em aplicar as multas e conscientizar os poluidores. Marco Sitael recordou o PBHR fruto do Comitê de Bacias que já dispõe de diagnóstico dos maiores Rios que abastecem esses municípios e o desdobramento de ações para o JAGUARIPE e seu entorno. E cobrou também a presença dos outros promotores dos municípios que não são da abrangência do Dr. Julimar. E reivindicou que os valores das multas ambientais que acontecem na região sejamdirecionados para apoiar as ações.

O Promotor Dr. Julimar explicou a situação dos recursos, e destacou que os valores são irrisórios e que só é liberado mediante apresentação de projetos e as documentações precisam está tudo em dias. Ainda na reunião foi citado a necessidade da despoluição dos rios vicinais do Taguatinga e Sururu do município.

Mara cobrou um posicionamento e retorno da reunião com a Promotora Christina Seixas, que ficou na incumbência de reunir os municípios do entorno que compõe as marginais do Rio Jaguaripe.

Dr. Julimar ainda fez sua participação com o enfoque na nascente do rio, as casas e empreendimentos devem ser notificadas pelos órgãos gestor da Serra da Jibóia. Cobrou também o fim do lixão em Nazaré e propôs a articulação da COEAMA, para dá parecer e participar  da reunião no próximo dia 28 na SEMA. Ele também cobrou a participação de outros atores ambientais da região para ampliar e direcionar a estratégia e a tática de um plano de ação macro no apoio ao SOS JAGUARIPE. O Promotor ligou para Almir Eloy, Promotora Christina Seixas e Jailson do Consórcio Recôncavo.

Dentro destas articulações, Dr. Julimar confirmou a sua participação na reunião com o Secretário dia 28 e convidou Sr. Almir Eloy a estar presente também nesta reunião.

A reunião foi finalizada com os seguintes encaminhamentos. Incluir cláusula nos novos e antigos contratos com a EMBASA que norteiam o tratamento do Saneamento direcionado ao Rio. Retomada dos investimentos da AGERSA. Viabilizar os viveiros. Traçar novas estratégias para o Plano de Ação. SOS convidar Promotora a estar presente na próxima reunião.


Curta e Compartilhe.


Leia Também