AgriculturaSão Felipe

São Felipe BA: Problemas ambientais, compromete o abastecimento da sede do município

Recebemos nesta última quinta-feira (12/02) inúmeras ligações de pessoas preocupadas com o nosso Manancial. Segundo os denunciantes, alguns proprietários das terras ao entorno do Rio Copioba, estão programando abir os afluentes e o próprio Rio Copioba, principais fontes que alimenta o volume da Barragem, reservatório abastece a cidade de São Felipe.

Em contato com o Senhor Francisco, Gerente da Embasa, ele nos passou que a situação é muito preocupante e que medidas urgentes têm que ser tomadas para evitar essa catástrofe. “Estamos fazendo de tudo para garantir o abastecimento na cidade. No final de 2014, realizamos a limpeza de parte do reservatório visando agregar o maior volume possível de água para o período de verão e garantir o “líquido precioso” nas torneiras da população. Mas, se houver a “abertura” dos riachos e do Rio que abastecem o nosso reservatório ficaremos impedidos de fazer qualquer previsão para os próximos meses”, disse ele.

De acordo com as explicações do Sr. Francisco, ao abrir um riacho toda água acumulada nos brejos se desprende, aumentado a vazão imediata. Mas, essa vazão não se mantém por muito tempo e, em seguida, vem o problema: a seca. Como toda água escoou de uma só vez, perde-se a constância, ou seja, o ritmo cotidiano do rio, que era mantido com a presença da vegetação ao seu redor.

Um morador da área afetada afirma que, no inicio de 2012, viveu uma situação crítica. Muitas localidades rurais tiveram que fazer o uso de carro pipa, fato registrado pela primeira vez na historia do município. “Não queremos passar por esse transtorno novamente, pedimos as autoridades que unam forças nesta luta pela preservação das nascentes e dos leitos dos nossos rios e riachos que ainda sobrevivem as ações desastrosa dos desmatamentos”, disse ele.

O Rio Copioba nasce na região do Sapezinho do Bom Gosto entre os municípios de São Felipe, São Felix, Maragogipe e Cruz das Almas. Até chegar ao reservatório da nossa Barragem ele é assistido por diversos afluentes que contribuem no abastecimento da cidade de São Felipe. É preciso que cada um faça a sua parte na preservação da nossa fonte de água potável. Juntos podemos evitar o desmatamento das nascentes e das margens dos rios. Contribua, mesmo que seja de forma minúscula. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo