JC Repórter
CUIDANDO DA BAHIA: Portal Gov Bahia O Portal Oficial do Estado da Bahia. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. www.bahia.ba.gov.br

São Felipe BA: Representantes da Secretaria de Saúde falam sobre plano ação no enfrentamento ao covid-19

Magno Andrade (Diretor da Atenção Básica e Coordenador de Saúde Bucal), Gleise Nunes, (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica), Emanuelle Lessa, (Coordenadora do núcleo de monitoramento COVID-19)Os representantes da Secretaria municipal de saúde de São Felipe, participaram na tarde desta sexta-feira (11/09), do Programa JC Repórter na Radio São Felipe e falaram sobre plano de ação no enfrentamento ao Covid-19, no município.

Gleise Nunes, (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica), foi a primeira a falou e comentou o nosso atual cenário da pandemia do Covid-19. Ela fez uma apelo para que as pessoas se conscientize, e cumpra as normativas dos órgão de Saúde. “Se não houve a colaboração por parte da população, fica praticamente impossível se fazer qualquer ação de contenção do vírus”, destacou ela.

Emanuelle Lessa, (Coordenadora do núcleo de monitoramento COVID-19). Falou sobre as seqüelas do Covid-19, que estão sendo identificados e monitorada pela Equipe monitoramento COVID-19. Ela ainda destacou a necessidade das pessoas colaborarem informando a Secretaria de Saúde, através dos meios comunicação disponíveis através dos órgãos de saúde.

Magno Andrade (Diretor da Atenção Básica e Coordenador de Saúde Bucal), detalhou o plano de Ação. De acordo com as informações de Magno Serão testados moradores de todo município, que tenham acima de 12 anos acompanhado de pais ou responsáveis e que não tenha realizado o teste pelo método PCR e que não estejam apresentando sintomatologia compatível. “Recomendamos que indivíduos que atuem no comércio, na limpezas públicas e profissionais da saúde da rede privada adiram a testagem. Apresente documento de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Para pessoas que apresentarem sintomas, deverão entrar em contato com a unidade de saúde de referencia por telefone”, detalhou-o.

Ele também comentou com será feito a testagem. “A cada dia de ação serão realizados 70 unidade de teste RT-PCR que conseguem identificar o vírus no momento da infecção. A coleta do material para a testagem é realizado por meio de  uma espécie de haste flexível inserida no nariz. As amostras serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), e os pacientes deverá retirar o resultado do exame na secretária de saúde, a partir do 5 dias úteis da data da realização do exame. Se caso positivo para a Covid-19, a unidade de saúde entrará em contato assim que constatado a confirmação para dar início ao protocolo de assistência ao paciente e contatos”, explicou-o.

Outro ponto comentado por Magno foi relacionado a parte estrutural. “O local contará com toda uma estrutura para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social. Equipes de triagem devidamente equipadas irão auxiliar quem comparecer para a realização dos testes nas escolas e na modalidade de testagem drive thru” citou-o.

“Ação acontecerá às quartas e quintas-feiras das próximas semanas deste mês de setembro. Nas seguintes datas e modalidades: Escola Municipal Renato Medrado – 16 e 17/09 – Pedestres. Escola Municipal de Educação Infantil Gisélia Neiva Santana – 23 e 24/09 –Pedestres. Estádio Municipal de São Felipe 30 e 01/10 – Drive thru. Salientamos que deverá priorizar a escolha da modalidade drive-thru os sujeitos que se enquadrem no grupo de risco para o Covid-19 (idosos, cardiopatas, renais crônicos, imunodeprimidos, doenças respiratórias, diabéticos e gestantes de alto risco). Nesta modalidade será permitido a realização de testagem de até 2 pessoas por veículo”, concluiu ele. Leia mais.


Curta e Compartilhe.


Leia Também